segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Análise do Edital do Concurso PRF 2018

Boa noite, senhores e senhoras. 

Resolvi fazer alguns comentários acerca do novo edital para 500 vagas para a PRF. Não irei comentar o número ínfimo de 500 vagas, não dá para quase nada, mas é o quê tem para hoje, então vamos em frente. 

Sendo bem objetivo acredito que houveram acertos e erros no edital. O principal acerto deste edital foi a análise e correção do principal e maior erro do último certame: a não estipulação da quantidade de questões das disciplinas. Apesar de não discriminar exatamente quantas questões serão cobradas em cada matéria (o quê foi um erro) o edital acertou em prever um grande quantitativo (1/3 da prova) para as questões da principal e mais importante disciplina da PRF: O TRÂNSITO. Finalmente, algum colega com um mínimo de bom senso nessa polícia!!!! Na última prova, mal caiu trânsito e o resultado foi desastroso. Adentraram inúmeros graduados em direito sem a menor vocação para integrar a PRF. Não estou dizendo que vc tem que entrar e ser o super-policial operacional fodão. Seria até uma grande hipocrisia da minha parte, pois hoje não sou mais assim. Contudo, pelo menos vc tem que querer ser "guarda", fazer ronda, realizar abordagens, fiscalizar os veículos, fazer autuações e a pior parte do serviço (atender acidentes). Já vi muito PRF com nojinho e se recusar a colocar a mão em morto acidentado para puxar para fora da pista ou ajudar o IML a ensacar o falecido, a acreditar que ronda é uma perda de tempo e não querer abordar 1 veículo sequer durante todo o plantão.


Bom, voltando a análise do edital que é o que importa aqui neste post. Acredito que o principal erro na elaboração foi ser novamente um edital regionalizado. Meu Deus do céu!!!!! Por que, Senhor??? Não é possível!!!! É muita vontade de fazer m... Fizeram um edital regionalizado em que há a quantidade exata de vagas por U.F. e o que é pior, vc ainda só pode fazer a sua prova para o local em que vc está se candidatando. Olhem só: "7.4.1 Antes de efetuar a solicitação de inscrição, o candidato deverá conhecer o edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos. No sistema de inscrição, o candidato deverá optar por uma cidade de realização das provas, que será obrigatoriamente vinculada à UF de vaga para a qual deseja concorrer." O camarada faz inscrição pra outro Estado e tem que ir lá fazer a prova objetiva e demais fases. O edital está indiretamente selecionando os mais abastados que podem pagar para realizar essas provas e não o melhor qualificado. Este fato provavelmente causará a impugnação do edital e atrasará a realização do certame. Já tem até uma recomendação do CESPE para alterar o edital. Enfim, acho a solução tão simples... Faz um concurso nacional com provas em todas as capitais, são 500 vagas, os 500 melhores adentram a PRF. Antes de ter a lotação dos novinhos, façam um SISNAR (Sistema Nacional de Remoções) prevendo 500 remoções para os atuais PRFs, depois do resultado lotem os novinhos nos locais onde houveram as saídas dos colegas. Caso não dê para remover os 500 colegas por falta de efetivo em determinado local, façam um sisnar menor com 200 vagas e pronto. Não tem problema algum. Tão mais fácil, mas parece que querem reinventar a roda...

No mais achei interessante colocarem como disciplina a história da PRF e acho que podiam ter tirado física. Não vejo a menor necessidade de cair física para ser PRF. Nunca utilizei física para nada na PRF, nem para fazer os boletins de acidente de trânsito e olha que já fiz algumas centenas deles. Também poderiam na avaliação de títulos terem estipulado pontuação por tempo de polícia em outros órgãos. Já vi editais em que era previsto determinada pontuação por ano de polícia com um limite de 5 anos. Acho que seria bem justo para quem quer se manter na carreira policial... No mais não vi grandes alterações no edital. Se achar mais alguma coisa para comentar, depois posto aqui.

Senhores e senhoras, apesar de hoje estar lutando para deixar a PRF, torço do fundo do coração para que todos logrem êxito no certame e que sejam extremamente felizes na PRF. Que a gloriosa seja para vcs tudo de melhor, que tenham um futuro brilhante aqui dentro e se realizem profissionalmente.


Abraço a todos e boa prova.
NW

7 comentários:

  1. Salve NW. Aproveitando que voltou a postar vou te encher o saco e fazer uma pergunta, eu fiz essa pergunta a outros PRF's, mas eles não responderam (não sei se é devido a informações privativas ao órgão), vou tentar perguntar aqui pra você também. Estou pensando em fazer a prova no Acre, e vendo no site da PRF, lá tem apenas 2 postos da Instituição e esses 2 postos ficam no mesmo extremo do estado. Você sabe como é feito o policiamento nesse estado? Os PRF's ficam lotados em lugares que possuem postos de fiscalização, ou não necessariamente?

    Valeu aí, eu sou o mesmo cara que perguntou em outro post sobre a situação de você querendo sair e nós querendo entrar rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, fera. Tudo susse? Rapaz, então, na PRF somos lotados nas delegacias que abrangem uma quantidade de postos. Há delegacias que tem vários postos, outras tem apenas 1 posto. Essa quantidade varia de local para local. Por exemplo, quando trabalhei na metropolitana de Curitiba , a delegacia de lá abrangia 10 postos. Então, vc podia ficar um mês em um posto e ir para outro no outro mês e ficar girando... Como vc é lotado na delegacia e não nos postos, isso pode ocorrer. Em relação a como é o trampo no Acre, meu velho, sendo bem sincero, não faço a mínima ideia, pq nunca fui para aquelas bandas... O máximo que já fui foi em Rondônia, no Acre nunca pisei...

      Então, vou ficar te devendo essa... :-(

      Excluir
  2. Iae NW, obrigado pela resposta. Não sabia que a lotação era feita pelas delegacias, jurava que fosse pelos postos! Só essa informação já foi de grande valia. Vou pensar com calma, tenho uma semana ainda pra fazer a inscrição! rsrs

    Valeu cara
    abraço!

    ResponderExcluir
  3. Lutando por minha vaga!
    Sou Papa Mike MG, estou com ojeriza do militarismo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus lhe abençoe e que tenha sucesso na prova que virá... Que a PRF seja tudo de melhor e a realização de um sonho.

      Excluir
  4. Caramba NW!!!! Acompanhei seu blog lá nos meados de 2009/2010, e apesar de os planos de Deus nem sempre coincidir com nossos planos me afastei esses longos anos do sonho PRF. Semana passada fazendo umas pesquisas na net cheguei novamente a este blog, que imaginava nem existir mais.Me empolgava com seus posts. Mas fiquei triste em saber deste seu sentimento de querer deixar a PRF. Lamento muito por isso, pois realmente vc era muito motivado e empolgado, o que me entusiasmava. Obviamente cada um sabe onde o calo lhe aperta. Por curiosidade, seus colegas que entraram na PRF no mesmo ano, em sua maioria compartilham esse sentimento de inconformismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, fera. Tudo susse? Espero que sim. Então, o blog ainda existe, só não posto com tanta frequência mais. Não fique triste por eu querer sair da PRF, estou há 10 anos tirando plantão e com o tempo a escala cansa e cobra o seu preço na saúde do guarda. Hoje, só quero ir para outro órgão que seja um pouco melhor para mim e minha família. Relativo a sua pergunta sobre se a maioria tem um sentimento parecido ao meu, acredito que não. Alguns sei que tem esse sentimento, alguns já foram embora da PRF para outros órgãos e outros estão satisfeitos com a gloriosa. Queria muito ter esse sentimento de satisfação e orgulho hoje, mas, infelizmente, não tenho mais. Acho que foi parte da vida... Vi e vivi muita coisa dentro da PRF, sou muito grato por tudo, pelo meu crescimento pessoal e profissional, mas hoje quero alçar voos maiores... ;-)

      Excluir

Estejam a vontade para comentar. Quanto mais comentários o blog tiver, mais rico de informações ele fica...

Obrigado