segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Servir e Proteger????

Hoje, entendo o porquê que muitas pessoas não gostam da polícia. Sinceramente, cansei de ver colegas sendo estúpidos com os usuários desnecessariamente, claro que não são todos os colegas que são assim. Na verdade, é uma minoria, mas este fato reflete em toda a categoria e em todas as polícias. Não vejo a menor necessidade de ser estúpido com o cidadão que você está autuando ou prendendo por alcoolemia. Pra quê dar respostas ríspidas para o usuário que nada fez demais pro servidor e somente está lhe perguntando sobre os procedimentos a serem adotados? Se o guarda está prendendo ou autuando um cidadão por alcoolemia, óbvio que ele estará alterado, afinal está bêbado ou como se diz aqui no Paraná, ele estará "cozido". O papel do guarda é ter paciência e informá-lo na medida do possível o que será feito e não espezinhá-lo. Achei que o lema era servir e proteger, mas parece que para alguns é ferrar e humilhar... O pior é vc ouvir de um colega desses que ele tem as qualidades necessária para ser um ótimo chefe dentro da PRF. Sendo que este mesmo colega estava no plantão se vangloriando por ter "chamado o usuário para a porrada". Imagine, se com o usuário ele já é descontrolado assim, como chefe do guarda, então... A cada dia que passa acredito mais que os novinhos "vocacionados" para querer ser chefes devem ter algum tipo de psicopatia ou algo do gênero, pois querem ser chefes para mandar e não para ajudar... E isso não pode ser normal...

Lembrei de um serviço que tirei em um outro posto que não o meu usual na minha atual delegacia e fui autuar um cidadão que estava transitando com seu veículo com o para-brisas trincado e alguma outra infração que agora não me recordo. Bom, sei que informei ao usuário que iria fazer as autuações e realizei o teste do bafômetro nele. Depois, comecei a realizar a autuação e estava preenchendo um formulário de retenção do CRLV do veículo e, neste ínterim, o usuário ficou na porta do posto e começou a falar comigo.

Usuário: Amigo, vai demorar muito?
NW: Não, já estou terminando.
Usuário: No teste do bafômetro acusou que eu estou bêbado?
NW: Fera, não te falei que o resultado foi zero?
Usuário: Então, pq está retendo o meu veículo me impedindo de ir embora?

Neste momento, olhei para o usuário que segurava o celular na mão apontando para mim e perguntei.

NW: Está me filmando, amigo? 
Usuário: "Estou sim, porque? Não pode?". 
NW: Pode sim, absolutamente. Fique a vontade.

Terminei todos os procedimentos e passei a informá-lo sobre os mesmos. Nisto, o usuário me informou que era amigo pessoal do governador Beto Richa aqui do Paraná e me perguntou.

Usuário: Vc conhece Rondônia, policial?
NW: Conheço, sim. Já fui em Vilhena a trabalho, pq?
Usuário: Vcs são removidos com frequência, não é?
NW: Pq? Vai me mandar pra lá?
Usuário: Quem sabe?
NW: Se for me mandar pra outro lugar, me mande pro MT que tenho muitos colegas lá. (Risos)
Usuário: Pode ser, mas ir pra Rondônia é melhor...
NW: Por mim, tanto faz. Sou carioca e ir para um estado mais quente é um favor que vc me faz. Muito obrigado e boa viagem.

Alguns colegas de plantão viram o ocorrido e ficaram surpresos com minha atitude. Um colega até disse: Nossa cara, vc é muito frio!!!!

Enfim, o que ia fazer? Destratar o usuário? Xingá-lo? Humilhá-lo? Pra que? Sejamos maiores que isso e deixemos os usuários seguirem com a vida deles e nós com o nosso trabalho...

3 comentários:

  1. Por isso sempre digo aqui na Mike, nunca pra dar moral ao paisano, smepre são os primeiros a tacar pedra, sempre sao os primeiros a nos apontar o dedo.

    Vamos em frente!

    ResponderExcluir
  2. Show muito bom, sonho em entrar na gloriosa e meu pensamento é ser como descreveu no post. Ansioso por mais postagens. abç

    ResponderExcluir
  3. Opa, boa tarde. Sou novo leitor do blog e fiquei intrigado com seu desabafo sobre a carreira. Eu tô estudando têm uns meses pro concurso mas fiquei pensando nos problemas que você elencou. Minha intenção era ingressar no NOE se eu fosse aprovado mas pelo jeito vou começar a mudar o pensamento e definir outra área de atuação militar :/ Força ai

    ResponderExcluir

Estejam a vontade para comentar. Quanto mais comentários o blog tiver, mais rico de informações ele fica...

Obrigado