terça-feira, 31 de março de 2009

20° Dia... Vacilasso e Fim do Mês...

Hoje a nossa primeira aula foi a instrução de técnicas de defesa policial, devendo estar formados para a ordem unida já com o kimono. A ordem unida foi bem rápida, sem grandes novidades e sem ter o que comentar.

Após oa ordem unida, fomos novamente divididos para adentrar os 2 micro-ônibus e nos encaminhamos para o ginásio onde fica o tatame para podermos treinar. Nesse dia, fiquei sabendo o nome desse ginásio, o Palácio das Artes Marciais, bem apropriado, mas acho que palácio está um pouco demais para a qualidade do lugar. rsrsrsrsrsrsrs Durante o trajeto, dei um tremendo vacilo. Alguém estava falando que amanhã teria a instrução de abordagem e que o deslocamento até o estádio de futebol (Verdão) seria realizado correndo, sendo que estaríamos totalmente uniformizados. Ou seja, correríamos de coturno. Eu já puto, meio sonolento ainda e com a capacidade de discernimento abalado por causa da gripe, disse: "Porra, esses instrutores fdp não ficam doentes, não?" Neste momento, fez-se um silêncio mortal dentro do micro-ônibus. Geral começou a cochichar e um dos colegas virou pra mim e disse: "Cara, olha o vacilo, um dos instrutores está ali na frente." Pensei comigo: "Putz, que merda! O Quê foi que eu disse?!?!?!" E com aquele climão estranho, fomos até o ginásio, sem muita conversa entre a gente.

Chegando lá no palácio, tomamos uma tremenda bronca. O instrutor disse que a gente podia reclamar como alguns alunos estavam fazendo, dizendo que os instrutores estavam proibindo os alunos de tomar água durante as práticas de instruções físicas; ou que podiam xingá-lo como ele já tinha ouvido. Desculpem-me colegas, minha culpa. O instrutor continuou falando que o curso era para formar policiais, que o curso estava moleza, que não estava sendo exigido muito do físico e blá blá blá...

Depois do esporro, tivemos um aquecimento muito puxado, bem mais do que o último na outra instrução. Na aula, os instrutores ensinaram , basicamente, o rolamento pra trás. O desenrolar da aula em si foi bem tranquilo. Ao voltarmos ao Cesuc, após a instrução, o assunto do vestiário foi o meu vacilo. Alguns falando para eu me ligar e não vacilar mais assim, outros falando que os instrutores irão colocar a gente para correr até o final do curso, e, ainda, tinham os alunos que foram no outro micro-ônibus que perguntavam o que tinha acontecido ou o quê eu tinha falado. Embaraçoso, mas acredito que esse tipo de coisa acontece ao longo do percurso do curso de formação.

Tivemos como 2ª instrução da manhã, uma aula bem light de legislação de trânsito. Os instrutores desta disciplina são excelentes, sendo muito descontraídos, o quê faz com que fiquemos muito a vontade durante as aulas.

Como última instrução da manhã, tivemos  instrução de armas curtas. Aprendemos as posições de tiro e revisamos a visada. Sempre manuseamos a pistola como se ela estivesse carregada. É incrível como uma pistola que pesa aproximadamente 1 Kg pode ficar tão pesada com o passar de alguns minutos fazendo mira, apontando para algum lugar. Creiam, senhores, as mãos e os braços tremem bastante depois de algum tempo. Treinamos bastante todas as posições de mira e como retirar a arma do coldre e recolocá-la.

Após o intervalo do almoço, tivemos uma reprodução da aula da manhã só que com as armas longas. A turma foi dividida em duas e cada metade ficou ao comando de um instrutor. A minha metade da turma ficou treinando a visada. Fora verificada a posição da coronha, dos pés, dos braços, do tronco e da cabeça. Ou seja, fomos vistoriados de cima a baixo minunciosamente quanto a nossa postura. Treinamos também as posições que devemos adotar para onde apontar a arma até chegar na posição de visada. Tudo isso, sendo realizado na posição de pé, chegando a apertar o gatilho.

Depois de um tempo treinando, trocamos de lugar com a outra metade da turma e ficamos sob a orientação do outro instrutor. Agora treinamos como ficar de joelhos, e deitados com as armas longas e também como trocar de posição na posição de joelhos, olhando para a retaguarda. A instrução foi ótima, a cada dia que passa noto que as posturas e técnicas da turma melhoram a cada dia.

Como última instrução do dia, tivemos uma aula teórica em sala. A instrutora tem pouco tato para lidar com a turma. Inclusive, durante a aula, o colega que está sentado ao meu lado foi anotado por estar dormindo em sala. Fora passada também uma dinâmica em sala, sem muito sucesso. Bem, pelo menos, eu não entendi o que a instrutora queria passar com tal dinâmica.

Finalizando as atividades do dia, tivemos a tradicional ordem unida. Teve muito falatório e tal, que o que estavam sendo formados eram guerreiros, policiais, etc, que quando achassemos que havíamos alcançado o limite do cansaço físico e mental, ainda teríamos mais 30% de reserva para dar.

Na hora do fora de forma, deveríamos sair com o brado da turma. No momento que o xerife deveria dizer: "Fora de forma!!!", ele disse a nossa resposta: "Alfa!!!". Com essa confusão, toda a turma ficou quieta esperando o comando certo. O atual xerife notou o erro e o corrigiu em seguida, sendo respondido prontamente pela turma. No vestiário a galera, enquanto trocava de roupa, dizia meio que brincando pro xerife: "Pô, xerife, na frente dos instrutores, não!!" Indo todos em seguida para seus respectivos lares. E dessa maneira, findou-se o mês de Março.

Um comentário:

  1. Grande amigo e futuro chefe NW,

    esse último dia de março foi muito bem relatado(pra variar).Deu pra sentir bem como foi o dia,eu viagei mesmo,pois me sentia lá no CFP,mas um dia estarei lá e que seja em breve...
    Mais uma vez e incansávelmente vou agradecer pela motivação de sempre,portanto,obrigado!!
    Abração!!
    Owl Road

    ResponderExcluir

Estejam a vontade para comentar. Quanto mais comentários o blog tiver, mais rico de informações ele fica...

Obrigado