Vamos lá, mais um dia, mais uma ordem unida e mais hino do MT. Apesar da melhora, alguns alunos da minha turma ainda não estão cantando a plenos pulmões por desconhecimento da letra. E por causa disso, levamos aquele já costumeiro esporro. Os xerifes são trocados a cada semana, e nessa semana só temos xerifes femininas, sendo que tenho muita dó delas. Por mais que elas tentem controlar e ordenar as turmas, a voz delas não causam muita repercussão, não obtendo assim o efeito esperado. Enfim, a ordem unida correu como de costume, não havendo grandes novidades.
A primeira instrução do dia foi excelente. A instrução de "armas longas" está se tornando a minha preferida. Não só por causa da minha afinidade com esse tipo de arma, mas por causa dos instrutores que ministram a instrução. São instrutores excelentes, você realmente aprende completamente os ensinamentos transmitidos.
Hoje durante essa instrução aprendemos a montar e desmontar a carabina utilizada pela PRF. Tive a oportunidade de realizar esse procedimento 3 vezes, muito mais do que as oportunidades que tive com a calibre 12. Durante o treinamento, pude ver também 2 colegas realizarem o procedimento 3 vezes cada um. Então, deu pra ficar bem afiado na montagem e desmontagem da carabina.
Após o término dessa instrução, tivemos a instrução de "armas curtas" com aPT. Primeiramente, durante 30 minutos, tivemos somente teoria em sala. Posteriormente, fizemos uma prática, desmontando, limpando e montando a pistola. A aula também foi muito boa, mas não tanto quanto a anterior.
A terceira instrução foi eminentemente teórica, muito, mas muito chata e com uma vontade incomensurável de torar a aula toda. A toração continua rolando solta durante a maior parte das aulas teóricas.
Após o almoço, pratiquei mais um pouco com as algemas com outros colegas na quadra coberta do Cesuc. Durante o treino, eu tento controlar minha força, mas alguns colegas reclamam do uso excessivo dela. Sinto muito camaradas, juro que me esforço nesse sentido.
Na parte da tarde, como primeira instrução tivemos a esperada 1ª avaliação com o uso das algemas. Cada um foi com o colega com quem mais tinha treinado, sendo deslocados para a avaliação para a quadra coberta em quartetos. Cada dupla fora avaliada por instrutores distintos. Era sorteada uma das 5 situações treinadas e pedido para que fosse executada a técnica corretamente. Não fui muito feliz no sorteio, pegando uma das situações mais difíceis das existentes. Vacilei em alguns momentos e perdi alguns pontos com isso. O colega que estava comigo, também tirou outra situação complicada, mas se deu bem melhor do que eu na avaliação.
Quando acabei o meu teste, voltei para a sala com o colega e um dos instrutores estava lá conversando e dando informações sobre o curso. Um dos colegas argumentou que tínhamos pouquíssimo tempo em casa para estudar as matérias ministradas, e perguntou o que o instrutor achava dessa situação. Afinal, tínhamos receio de que ao final do curso, podíamos ter uma desagradável surpresa com um número elevado de reprovações , em contraste como índice ínfimo de reprovações dos certames anteriores.
O instrutor afirmou que hoje a PRF não prima mais pela quantidade de PRFs aprovados, e sim, pela qualidade dos aprovados. E, se houvessem reprovações, isso seria muito melhor do que colocar um mal policial para dentro dos quadros da PRF.
Com as palavras do instrutor, tirei pra mim que tenho que me virar para arranjar tempo pra estudar. Não sei da onde tirarei esse tempo, mas vou ter que dar um jeito.
O instrutor ainda nos informou que, após o curso de formação, faremos um estágio de 1 mês, pois não teremos no nosso CFP as abordagens supervisionadas por instrutores. Sendo que esse estágio ocorrerá conosco já devidamente empossados.
Em seguida, tivemos uma aula teórica até interessante em comparação com as demais aulas teóricas. a instrutora conseguiu reger com maestria uma instrução que tinha tudo para proporcionar uma boa soneca. Que eu tivesse visto, ninguém torou na aula.
O dia terminou bem tranquilamente, a única novidade foi uma folha de avaliação sobre as disciplinas já ministradas. Achei muito interessante o departamento querer saber dos candidatos as nossas opiniões. Um quesito da avaliação que me impressionou foi: "A importância da disciplina para a formação do policial."
Não tivemos ordem unida para ir embora, deve ter ocorrido algum milagre e fomos embora sem muita demora. Obrigado, meu Deus, vou poder descansar um pouco mais hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estejam a vontade para comentar. Quanto mais comentários o blog tiver, mais rico de informações ele fica...
Obrigado