Mais uma polêmica dentro do mundo dos concursos públicos. O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ) pediu a suspensão imediata da seleção promovida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Explicamos: de acordo com o órgão, o edital do processo seletivo permitiu que um só candidato se inscrevesse para vagas em diversos Estados realizando uma única prova, o que faz com que as chances de aprovação sejam aumentadas.
O procurador Édson Abdon, responsável pelo pedido, foi enfático. Na recomendação ele também indica que a Funrio, empresa responsável pela organização do concurso, pode ter aberto esta brecha propositalmente, com o intuito de lucrar com os candidatos que se inscreveram mais de uma vez. De acordo com o MPF, a recomendação é utilizada para defender o interesse público sem recorrer a um processo judicial.
Outro ponto abordado no pedido é de que a maneira como a Funrio foi contratada é duvidosa, considerando que os serviços executados pela empresa não integram sua finalidade institucional. Há indícios também de ‘dispensa imotivada de licitação’ – sendo que existem, no mercado, diversas outras empresas habilitadas para organizarem seleções públicas.
"A ma-fé dos organizadores do concurso é cristalina, na medida que consentem e promovem a violação deliberada dos princípios da legalidade, impessoalidade e isonomia. O ardiloso expediente assegura aos candidatos dispostos a levar vantagem indevida que façam uso de uma mesma prova, para fins de concorrer em qualquer das unidades federativas ou até mesmo em todas elas, permitindo-lhes que, discricionariamente, escolham, após o resultado, o local que bem lhes aprouver, que será, por óbvio, onde obtiveram maior e melhor classificação", disse Abdon.
Na recomendação, o procurador pede também que a Funrio devolva o valor da taxa de inscrição paga por aqueles que se cadastraram várias vezes, cobrando apenas o valor da inscrição no primeiro estado em que cada concursando se inscreveu. Se a Funrio não conseguir cumprir tal pedido, deve cancelar as inscrições feitas pelo mesmo candidato e reabrir as chances do concurso.
_______________________________
Olha vou ser bem sincero com todos vcs. A melhor coisa que pode acontecer para quem realmente estuda para esse concurso é o cancelamento dessa prova e a banca voltar a ser o CESPE. Vão ter uns que vão falar que aí irá demorar mais um ano para ter a prova e blá blá blá... Para estes eu digo: "Do que adianta a prova ser daqui a 10 dias e vc não ter a mais remota chance de aprovação devido à corrupção da banca?".
Quando cancelaram o certame regional que estava sendo feito pela NCE, eu estava em Brasília e fiquei extremamente feliz, mesmo sabendo que tinha gasto $$$ a toa e que demorariam meses para reestruturar o certame.
Aos que estudam e aguardam o certame há anos tenham paciência. Delano, Marlon, Facco, Leo Boeira, Nairon, Owl Road, Pyrodancer, dentre tantos outros; antigos de guerra. Tenham muita paciência, perseverança e fé em Deus. Tenho certeza que a vitória de vcs virá!!!! Abraços a todos, to na torcida pela suspensão e que venha de novo outra prova inteligente do CESPE.
Caro NW,concordo inteiramente!
ResponderExcluirDifícil é conseguir controlar a ansiedade já esperada para esta fase e ainda mais com esta indecisão...espero q o DPRF se pronuncie logo e decida pelo cancelamento ou não do certame pra acabar com esta angústia...afinal de contas, quem consegue estudar com esta expectativa...
Queria aproveitar pra dizer q venho acompanhando seu blog, e q fico ansiosa por cada post seu, já que vc consegue retratar tão bem o dia-a-dia desta tão almejada profissão.
Parabéns pelo seu trabalho,e espero q logo logo possamos ser colegas de farda. Ainda mais q vc quer vir aki pro meu estado...Paraná.
Um abraço,
Simone
NW, vou discordar de você.
ResponderExcluirPrimeiro, pelo lado apenas jurídico, na minha opinião a irregularidade é perfeitamente sanável, isso caso se possa considerar realmente uma irregularidade.
Vejamos: em sua explicação, a FUNRIO alegou que o candidato poderia se inscrever quantas vezes quisesse, mas no dia da prova só irá concorrer em uma localidade, isto é, na que ele optou em fazer sua prova.
O candidato não terá a vantagem de concorrer em mais de uma localidade; a única vantagem será a possibilidade de, até o dia da prova, decidir para que lugar deseja concorrer.
Não deixa de ser uma vantagem, mas não parece ser algo que sujeite à anulação do concurso. Até porque, o vício é perfeitamente sanável. Pode-se considerar apenas o primeiro lugar da inscrição, devoldendo o dinheiro das outras inscrições. Ou conceder novos prazoz para que TODOS os candidatos possam optar por outra localidade,só que permitido concorrer a um único local. E os que já tinham feito mais de uma inscrição, que tivessem seu dinheiro devolvido.
Isto é, tem vários caminhos a serem tomados, sem necessariamente ter que cancelar o certame.
E tirando esse ponto, realmente lamentável, no mais, acho que, PELO MENOS O EDITAL da FUNRIO está muito mais organizado do que o da CESPE (pelo menos nos pontos que eu me atentei). Por exemplo, na prova da PRF, saberemos exatamente quantas questões teremos em cada matéria. Cabe ao concursando organizar a sua maneira de estudo de acordo com o edital.
Já no último concurso da PF, muitos foram pegos de surpresa (inclusive eu) pela forma de distribuição das questões. Não havia nada no edital referindo-se aos números de questões por matérias.
Claro que quem estudou firme estava preparado pra qualquer coisa, mas de certa forma eu fui prejudicado por ter me dedicado excessivamente a matérias que foram cobradas em número bem menor do que no concurso da PF/2004, tudo isso por falta de previsão no Edital.
Repito, meu elogio a FUNRIO se restringe ao Edital, que está muito mais organizado do que o da CESPE. Não sei em relação à credibilidade. Tomara que organizem o concurso de forma digna.
Por outro lado, na posição de concurseiro, não gostaria que o concurso fosse adiado. Ano que vem haverá outros concursos (MPU, PF novamente, quem sabe) e gostaria de me preparar a eles.
Se for adiado, vão haver muitos concursos e correrei o risco de ficar de fora de todos. De repente até fosse melhor, mas a princípio, prefiro me "livrar" do concurso logo.
Por fim, prefiro acreditar que as bancas organizadoras atuam de boa-fé e que os erros existentes sejam apenas em razão da incompetência que ocorre em muitos setores públicos.
Abraços.
Gde NW, concordo com as suas palavras e tambem sou a favor do cancelamento para algo mais transparente.
ResponderExcluirEstou estudando ha algum tempo e com certeza todo o tempo que se prorrogar será bem vindo para mais estudos...
Abçs
Salve NW ! Concordo com vc. è por aí mesmo ! Embora eu esteja entusiasmado feito um garoto de 18 anos, minha cabeça fria de um cara de 39 fala mais alto : vamos aguardar. Já pensou se a gente faz a prova e depois disso o judiciário decide anular o concurso ? Até que seja resolvido o problema pode levar muito mais tempo do que se resolverem agora, antes da prova. E outra : com a série de irregularidades ligadas de alguma forma à Funrio, quem garante a lisura do processo ? Se derem prosseguimento, vamos lá. Mas se cancelarem, vamos ter frieza, paciência e fé. Posso estar enganado, mas penso que, no cargo que almejamos, a capacidade para suportar a pressão e a cabeça fria para agir são essenciais. E o período conturbado de 2007 e 2008 premiou quem teve a tranquilidade de aguardar, estudar e ter fé, certo ? Abcs
ResponderExcluirFala NW!!
ResponderExcluirÉ difícil mesmo!!! Concurso para a PRF está se tornando tortura...
Venho focando PRF a um bom tempo, mas a cada dia fico mais receoso.
Desde a surpresa que recebemos com essa organizadora meia-boca, que só vem bomba...
Gostaria que houvesse lisura nessa certame, mas tá difícil.
Esperamos que alguma coisa boa, para variar, aconteça.
Obrigado por se solidariezar com a nossa causa, afinal de contas vc já está garantido aí. hehe.
Abraço.
Fala Night...tudo bem mano??
ResponderExcluirNão tem nem como não concordar com você,pois você bem como é duro o caminho e o controle da ansiedade de poder conquistar o sonho.Como voc~e mesmo disse,pra quem estuda o melhor é fazer o certame sem preocupação de fraudes e corrupções e se for pra pra esperar mais um pouco,será doido,mas por uma boa causa com certeza.Bom final de semana e cuida dos usuários aí nesse feriadão.Cuidado com o pacote,com o "xoxoro" e com a maldade de aplicar muitas multas como seu colega que não teve "dó" da moça...hehehehe
Abração irmão!!!
Fala Night,
ResponderExcluirVéio eu to dividido... pq depois da lambança da PF... e cuja prova não tava lá aquela brastemp em questão de exigência... fico na dúvida.
Minha vida tá parada em função da PRF... ficar 1 ano nesta condição iria ser uma agonia muito grande.
Sei que a Funk pode fazer caquinha... mas vamos dar um crédito e ver o que acontece??
Sei lá o que pensar... seja o que o MP quiser e o juiz decidir!!!
[]'s e C cuida meu amigo.
Pyrodancer,
ResponderExcluirna minha humilde opinião o CESPE ainda é a melhor banca do Brasil. Pode ter seus defeitos, suas falhas, mas ainda é a melhor. No certame passado da PRF ela teve falhas? Sim, teve. Ou já caiu no esquecimento a correção das provas de redação e aquele mundo de notas 20 e 19,XX? Contudo, todavia, entretanto, ainda assim; foi uma boa prova e banca.
A NCE com certeza já deve ter vendido o gabarito para alguém, vide o certame do DEPEN em que o 1º colocado GABARITOU a prova. Quem é velho de guerra sabe o quanto isso é impossível.
Fora a sistematica das questões elaboradas. Olha entre a NCE e o FCC ainda fico com o FCC. Nunca vi questões do tipo: "Qual a única série de palavras que contém dígrafos consonantais?". Pelo amor de Deus, o primário e o ginásio ficaram lá pra trás. Pra que diabos eu vou querer saber o que é um dígrafo consonantal? Vou escrever melhor e mais correto por saber isso? Óbvio que não, só serve mesmo para fazer uma prova tosca de uma banca xexelenta e passar no concurso. Se estivesse na situação de vcs, estaria rindo a torto e a direito. Afinal, do que adianta eu fazer uma prova amanhã e a minha vaga ser vendida para outra pessoa?
O mais engraçado, foi que ao falar com a galera no msn, ao me perguntarem se faria o certame, eu dizia: "Cara nem vou fazer, esse certame vai ser cancelado mesmo." Tava bem explícito que alguma m... ia acontecer. Se não cancelarem agora, antes da prova, o farão depois, por irregularidades na sua aplicação ou pq vazou o gabarito.
Certas coisas não dá pra entender, até agora me pergunto quem está ganhando com essa licitação escusa.
Abraço a todos e muita paciência nessa hora...
Boa-tarde Wolf, tchê não gostaria de estar no pêlo desse pessoal que vai fazer esta prova da PRF, está tudo muito estranho, pois é muita pressão psicológica em quem estudou bastante e se vê nesse labirinto de insegurança e incertezas rapá, mas sou obrigado pela razão a concordar contigo, porque ainda que demore mais um pouco Eu, com certeza, gostaria não de fazer prova com o Cespe em particular, mas com uma Organizadora que não venda gabaritos ou outra coisa que falte com a lisura do certame. Sei que é difícil comentar sobre este assunto, pois cada um sabe da sua tenção em aguardar e olha que de esperar eu entendo bem hein. Vamos torcer para que seja a organizadora ou entidade que for, seja a melhor, mais honesta e a mais proba para todos os candidatos. Só me resta desejar a todos que vão ao certame, que Deus acompanhe vocês. Um abraço a todos.
ResponderExcluirOlha só, concordo inteiramente com o NW, pois como é que é que a gente vai fazer uma prova tendo uma banca desonesta? Já esperei até aqui, e sinceramente, prefiro esperar mais um ano, que estudar feito doida, passar pela tensão de fazer a prova e o certame ser anulado por causa da venda de gabaritos. Também não acho que um candidato deva ou possa ter vantagem sobre o outro, mínima que seja; como diz o ditado, começou mal, acabará mal.Bjs.
ResponderExcluirNW, concordo em parte contigo.
ResponderExcluirTambém acho que, apesar dos pesares, a banca CESPE seja a melhor banca (ou a menos ruim??).
Só que eu discordo que seja impossível gabaritar um concurso. Quando eu tava fazendo estágio, trabalhei com um cara que anteriormente era da Justiça Federal... ele errou 2 questões em um concurso com, se não me engano, 80 questões!! Ficou em 4º. DUAS pessoas fecharam a prova. E pela qualidade dos caras, não houve a menor suspeita de fraude... só eram cabeçudos mesmo.
E cara, esse esquema de venda de gabarito... isso é uma coisa muito grande pra ficar em segredo. Cedo ou tarde, a verdade aparece. Aqui no Acre, inclusive, teve uma fraude no 1º vestibular para Medicina. Em síntese, havia uma mulher que resolveu a prova e mandou o gabarito via page para os outros candidatos. Eles chegaram a cursar a faculdade e tudo, mas recentemente foram condenados por improbidade (já que não havia previsão para crime) em 1º instância. Verdade tarda mas não falha!
Penso mais ou menos como o pyrodancer... acho que devemos dar um crédito a Funrio... E torcer para que tudo ocorra dentro da normalidade.
Espero que TODOS os concursos corrijam suas falhas, haja licitação para a organização do certame e que nós possamos fazer nossa prova com tranquilidade.
Abraço
NW, Quero parabenizar você, pelo belo exêmplo de superação e persuação! eu não me inscreví neste certame atual, e só agora pude me encantar com a magnífica profissão que é ser PRF. estou decidido a me desafiar para a próxima oportunidade, já que falam acontecer em 2010 um novo certame para 3000 vagas. seu blog me motivou muito, começei a ler do começo e ví todos os sinais de progresso na superação dos desafios, hoje fico sempre entrando e atualizando pra ver suas histórias do dia-a-dia nos plantões. Não deixe de postar sobre esse assunto, por der certeza que anima muito a galera!
ResponderExcluirum forte abraço fraterno, e quem sabe em breve ... possamos nos encontrar nas estradas!
caioarraes@hotmail.com
Caio,
ResponderExcluirfico feliz que o blog esteja alcançando o objetivo dele, que é incentivar a galera a estudar para fazer o certame e adentrar na gloriosa. Espero que vc se empenhe muito, pois vale muito a pena ser PRF. A profissão tem lá seus defeitos, mas vale muito a pena ser PRF.
Abração e tudo de bom
P.S. Isso aí é e-mail ou msn?