Esse último plantão foi terrível. Logo no começo do dia já notava que seria um mau plantão. Assim que cheguei ao posto, um colega me passou a situação: "Fala colega, tudo bem? Como vc foi o primeiro da tua equipe a chegar vou passar a situação pra vc. O astra está com a bateria arriada, o clio tá com o pneu esvaziando e a l200 tá com algum problema pois está sem potência. Ou seja, não tem viatura disponível." Pensei comigo: "Ótimo, que bom. Temos que dar um jeito nisso." Assim que os meus colegas de plantão chegaram fui com um deles para o borracheiro com o clio. Pedimos para o cara dar uma olhada no pneu que estava esvaziando. Ao verificar ele notou que o pneu estava rasgado e que não teria conserto. Pedimos então apra que ele colocasse o estepe no lugar dele. Ao tentar colocar, ele verificou que a roda do estepe não encaixava nos parafusos de fixação. Assim, o borracheiro teve que trocar o pneu do estepe para a roda que estava com o pneu rasgado e vice-versa. Com o problema parcialmente resolvido, voltamos para o posto com o clio, que agora sabíamos não possuir estepe.
Durante a manhã tudo corria tranquilamente, uma equipe saiu em ronda pela BR 364 e a outra ficou no posto fazendo abordagens. Não demorou muito para algo acontecer. Estava abordando com um colega, selecionando os veículos. Vinha um caminhão, seguido por um uno e atrás deste vinha um pólo muito perto, praticamente colado. Virei pro colega que estava mais a frente e falei: "Cara, para o pólo atrás do uno que ele tá se escondendo." Abordamos o carro que estava com 2 pessoas. Não encontramos nada demais no veículo, mas resolvemos checar no sistema o veículo e os 2 indivíduos. O veículo estava tranquilo... o condutor também... e o passageiro estava com mandado de prisão em aberto... PERAÍ...MANDADO DE PRISÃO EM ABERTO?!?!??!?! Deixa eu ver aqui direitinho e cliquei para ver mais informações... Anda... abre sistema fdp... Anda caramba... Após uns 2 minutos que pareceram uma eternidade a janela abriu. Mandado de prisão em aberto de 2006, motivo do mandado, homicídio qualificado!!!! Pronto, foi aquele alvoroço no posto, todos os colegas pararam o que estavam fazendo e fomos lá abordar o safado. Demos voz de prisão pro cara e quando estávamos levando ele para dentro do posto o cara disse: "Peraí seu guarda, eu já to solto. O alvará de soltura tá aqui no meu bolso. Posso pegar?" E o cara foi com a mão pra trás do corpo. Um dos colegas deu um grito com o maluco: "O rapaz, põe essa mão na cabeça, tá querendo morrer?!?!?!" O cara colocou a mão na cabeça e um outro colega pegou o alvará no bolso de trás dele. Entramos no posto, e liga pra lá, liga pra cá. Fala com advogado, verifica o alvará. E não é que o cara tava falando a verdade? Ele já tava solto há 1 ano e o mandado de prisão ainda tava no sistema como aberto, ou seja, sistema desatuaizado. Pronto, soltamos o cara e ele seguiu viagem. O resto da manhã correu sem maiores problemas.
No período da tarde, fui beber água e a mesma tinha acabado. Pensei: "Ah, merda, nego bebe a água até acabar e não vira outro galão no bebedouro..." Quando fui pegar outro galão pra virar, cadê galão com água? Não tinha, tudo vazio. E vou lá perto da superintendência com outro colega pegar os galões com água pra gente poder beber, uma viagem de quase 35 km para pegar água.
Assim que cheguei lá da viagem da água fui sair numa ronda. Pegamos a L200 (pelo menos tinha estepe) e saímos em ronda pela BR 364. Não notei nada de diferente na caminhonete, eu pisava e ela respondia prontamente. A única coisa ruim é a falta de estabilidade, sinceramente não é um carro pra polícia. Fomos até uma cidade que fica há mais ou menos uns 70 Km de distância. Lá abordamos alguns veículos e fizemos algumas multas. Estavámos lá e 3 veículos vieram pela contra-mão ultrapassando tudo. Quando fomos pro centro da pista para parar os carros, eles entram numa rua à esquerda e sumiram. Muito puto da vida, pegamos a vtr e fomos para outro ponto da cidade, onde possivelmente eles sairíam. No meio do caminha, achamos um deles saindo por outra rua. O abordamos e fizemos as respectivas multas, ultrapassar em local proibido e não obedecer as ordens emanadas pelo agente de trânsito.
Após algum tempo, começara a anoitecer e resolvemos voltar ao posto. No trajeto de volta, assim que saímos do perímetro urbano, vimos uma S10 ultrapassando um carro na faixa dupla contínua bem na nossa frente. Fomos atrás, demos a ordem de parada e a S10 ignorou. Continuamos no acompanhamento, atrás da S10. Depois de uns 5 minutos, uma luz amarela acendeu no painel da vtr e ela começou a perder potência. E foi assim, perdendo potência, perdendo potência. Fiquei abaixo dos 100 Km/h e por mais que eu pisasse ela não respondia. Tive que passar a 4ª marcha para que voltasse a responder. E foi assim, todo o percurso de volta até o posto. Em subidas muito íngremes tive que colocar até a 2ª marcha em 45 km/h para aumentar a rotação e ganhar velocidade. Se a rotação do motor ficasse abaixo dos 3.500 rpm, a vtr ia parando, perdendo velocidade. E foi-se embora o infrator, sem termos anotado a sua placa. Graças a Deus consegui levar a vtr até o posto.
Ainda naquele plantão, virei para o colega que sempre encaminha os bêbados comigo e disse: "Cara vamos ver se a gente pega o bebum mais cedo hoje, para não ficarmos agarrados até as 4 horas da manhã lá na delegacia." Dito e feito, após uma meia-hora abordamos um sujeito que estava numa motocicleta e que exalava cheiro de álcool, apesar do sujeito aparentar estar "normal". Comecei a abordagem e após as perguntas de praxe, falei: "Beleza amigo, enquanto checamos a sua motocicleta no sistema, vamos ali fazer um teste do etilômetro." O cara começou a desconversar, falando que estava em casa e que estava indo para perto e que havia tomado só uma latinha e tals. Falei pra ele que se fosse só uma latinha não teria problema e que o teste tinha uma tolerância boa e que seria só pra constar. Por mais que eu falasse com o sujeito, tentando convencê-lo a fazer o teste, não teve jeito. Em um determinado momento, ele virou pra mim e disse: "Olha só seu policial. Estou falando pro sr. que bebi uma latinha. Mas não vou soprar e fazer o teste. Não adianta que não vou fazer." Cara como eu fiquei puto naquele momento. A minha vontade era enfiar o etilômetro na guela do sujeito. Deixei o cara de molho ali mais de hora para ver se ele fazia o diabo do teste, e não teve santo que fizesse aquele cara soprar. Sem achar nada de errado na moto, e após falar com um antigo, fui obrigado a liberar o cara. Espero que mudem logo essa lei e que deixem ela parecida com o teste de paternidade. Se vc não quiser fazer, tudo bem, mas se presumirá que vc está alcoolizado e com a concentração de álcool superior a máxima permitida.
E isso ainda não foi tudo, continuei abordando com mais 2 colegas, quando dei sinal para uma mulher que transitava em um palio para parar. A mulher fingiu que não viu e seguiu tranquilamente passando ao meu lado. Como era completamente impossível a mulher não ver o sinal de parada, afinal enfiei a lanterna na cara dela várias vezes, fomos atrás dela com o clio. Como a vtr não estava possicionada para sairmos, demoramos uns 30 segundos para ir atrás dela. Resultado, em 30 segundos a mulé sumiu do mapa. Parecia até uma assombração, tinha evaporado completamente. E mais uma vez, voltamos para o posto, sem nada...
Completando a noite, a galera resolveu ir abordar na BR 070, tentando achar alguma droga em veículos de passeio. Quando estavam resolvendo quem iria e quem ficaria no posto, logo me candidatei... a ficar no posto. Virei pra equipe e disse: "Hoje estou tão azarado, que é capaz de eu ser atropelado ou tomar um tiro. Melhor deixar do jeito que está e esquecer que esse plantão aconteceu..." Sem mais nada, voltei para o posto e após digitar os meus autos no sistema, fui tomar um banho e descançar.
Deus que me livre, que plantão horroroso. Espereo sinceramente que o próximo seja melhor; pq neste, eu só me dei mal...
sortudo vc hein night.....rs......
ResponderExcluirEm breve chegou por aí para ver se te dou mais sorte......até fevereiro.
Eduardo
Independente da profissão, tem dias que, se pudéssemos, era melhor nem sair de casa... boa sorte no próximo plantão!
ResponderExcluirRapaz!!! O banho foi de sal grosso, diz aí?!?!? :P heheh
ResponderExcluirÉ, as vezes temos nosso dia de cão... onde quase tudo dá errado... menos mal que dos males só os menores...
Continuem fazendo o bom trabalho por aí!!!
Abraço.
Fala irmãozinho...blz?
ResponderExcluirDe praxe eu vir aqui neste final de domingo e mais uma vez uma história pra inspirar.Cara,como to cansado de ver lei,resolução,formulas,regras e tudo mais,mas quando leio ou vejo alguma coisa da "sonhadora" fico animado de novo.Quanto ao seu plantão,ainda bem que percebeste não estar tão bem no dia,pois as vezes nosso "desconfiometro" não anda apurado e nos damos mal,mas confie em vc e bons trabalhos nessa próxima semana.
PS.:Vc recebeu meu email,pois nem respondeu?
Abração e contagem regressiva...
Pô, Wolfnight... tá reclamando de barriga cheia! hehehe
ResponderExcluirNão teve nenhum risco de vida, isso que importa.
Dureza seria correr o risco de sofrer um acidente de carro, essas coisas... hehe
Por outro lado, lamentável a estrutura da nossa polícia. Viaturas capengas, sistemas lentos e desatualizados... Tem que ser guerreiro.
E olha, eu fiquei com frio na barriga qnd li que o cara tava botando a mão no bolso. O maluco poderia ter sido morto ali mesmo, e de graça!
Só pra finalizar: trabalho assim na rua é que é bom!! Bem melhor do que ficar trancado em uma sala fechada, nem que seja no ar condicionado (mesmo que na região seja quente).
Abraços e espero me tornar companheiro de profissão! :D
Ah, só mais uma coisa, NightWolf:
ResponderExcluirSem querer ser chato com essa história de plantão, mas...
Quem faz 12x24 faz SEMPRE 12x24, ou ele faz alternadamente, por exemplo, uns 3 dias 12x24 e 1 dia 12x48...
Porque se alguém fizer SEMPRE 12x24, ou então sem algum intervalo de 48 horas, seria bem escroto. É como se você trabalhasse em um dia e no outro já fosse domingo...
Abraços
É..um dia é da caça e outro do caçador...
ResponderExcluirOcara acabou tendo que ser liberado sem ter feito o teste mesmo né cara...com certeza os próximos plantões serão melhores Wolf..Acerca da concentração de alcool no sangue..vale aquela de 6 dg/L no exame clínico e de 0.3 mg/L no etilômetro?!
Desculpa aí te perguntar de novo mas li no decreto essa concentração acima disposta, contudo, lá também falava que o Órgão Executivo Federal disporia margens de tolerância em casos específicos...aí como vc lida com isso na prática fiquei curioso pra saber como vc´s fazem..
Um abraço Wolf e sucesso em tudo.
Cristiano Torres
Vitória/ES
Boa-tarde Wolf, que plantãozinho hein rapá, mas não dá nada não, tem dias que são do caçador, tem dias que são da caça, neste teu plantão infelizmente não foi o teu, caçador, brincadeira, mas tudo isso faz parte da vida. Fica frio que dias, ou melhor, que plantões melhores virão, pois nada disso é culpa Tua ou Azar teu, a culpa é do "sistema", como por exemplo, VTR sem estepe, VTR com problema de injeção, VTRs sem condições ou pessoas se fazendo de loucas para andarem de ambulância, hahaha...
ResponderExcluirO mais importante de tudo tchê é que Tu como representante do Estado está fazendo e muito bem, diga-se de passagem, a Tua parte e é isso o que conta e isso que interessa, a nós e ao contribuinte.
Um grande abraço e obrigado por publicar a minha mensagem de antes. Valeu e até mais. Abraços !
Fala NW!!!!
ResponderExcluirCabreiro esse plantão...
Tem dia que não é nosso dia mesmo... Só não pensa em coisa ruim meu camarada... por pior que seja pense sempre positivo!!!!
[]'s do futuro companheiro de pista.
E aí NightWolf, tudo blz apesar de seu plantão tenebroso....rsrss. Ontem, por volta das 21h fui abordado na delegacia da PRF de Sorriso. Muito bacana ver a galera trabalhando, é motivador demais. Fardas novinhas, muita disposíção. Na hora lembrei do seu blog e fiz o comentário com o outro policial que ficou ao lado do meu carro:
ResponderExcluirEu: Cara leio sempre o blog do NightWolf.
PRF: "Há o gordo", bacana.
Eu: Gordo??
PRF: Sim, o Car... (nome de guerra), ele gosta mesmo de escrever tudo...rsrsrsr.
Eu: É motivador saber o dia-dia de vocês.
PRF: Você está estudando?
Eu: Sim.
PRF: Faz para uma das vagas do Paraná pra nós fazermos uma permuta.rsrsrsrs
O outro PRF voltou me entregou os documentos e segui viagem. Quero dizer contudo isso que é muito bacana ver todos vocês trabalhando. Como você relatou em seu texto "Nostalgia", a alguns dias era estudante e agora é PRF. Senti algo parecido: ainda sou concurseiro já já serei PRF. Um grande abraço e fique com Deus.
Edson Luiz
Salve NW ! Cara, ligue não para esses entraves, ok ? Quando vc estiver p... da vida, da uma olhada nos posts antigos (especialmente o nostalgia) ou na rotina da gente (especialmente eu, que estou prestes a entrar na casa dos "enta" e ainda sim estou doido para entrar para a gloriosa). Logo é respirar fundo, Ok ? Não é para desmerecer ninguém que digo isso : é para ajudar a administrar a rotina pedreira que vc tá passando, blz ? Abraços, cara e fiquem todos com Deus !!!
ResponderExcluirSeus pedido foram atendidos!!!!!
ResponderExcluir...Até que enfim saiu a primeira decisão do STJ negando o habeas corpus de um infrator que se negou a fazer o teste do Bafômetro, agora é só aguardar julgarem o pedido de Inconstitucionalidade para ter uma decisão vinculante!
...............
a l-200 deve ser HPE ano anterior a 2006, num é?
deve ser problema de radiador!
..................
NW são muito bons seus posts!!!
tudo de bom pra ti!
NW um banho de sal grosso não faz mal hein? Hehehehe.
ResponderExcluirExcelente post e grande trabalho, ou pelo menos, tentativa rsrsrs.
Abraço. Excedentes a caminho....
Eduardo,
ResponderExcluirEstarei esperando vcs excedentes com uma enorme alegria no coração. Que vc traga mais sorte e a minha remoção pro PR. Rsrsrsrsrsrsrsrsrs
Abração e até fevereiro
________________________________
Anônimo,
o pior é que é verdade. Se soubesse tinha ficado dentro do posto atendendo o telefone e operando o rádio.
Abração
________________________________
Facco,
é brow como diria Gessinger: ”um dia de cão, um mês de cães danados. Ordem no caos, olhos cansados...”. Vou tentando fazer um bom trabalho, mas tem horas que é foda, vc vai ver no relato do último plantão...
Abraços e boa sorte dia 18.
________________________________
Owl Road,
sei bem o que vc está falando, mano. Tem dia que vc vê que tudo tá dando errado e é melhor ficar na sua para algo pior não acontecer. Agora em relação ao estudo, sei o quanto é foda ficar se matando de estudar. Para quem não gosta então, é terrível, porém é algo necessário. Não desanima agora, pois vc está na reta final. Dê o máximo no estudo para não se arrepender depois.
Abração e to na torcida no dia 18.
P.S. Como já te falei, respondi teu e-mail sim, deve ter alguma coisa errada neste trem...
________________________________
Acriano,
concordo plenamente contigo. O trampo de ficar na rua é bem melhor do que ficar em uma sala na frente do pc com ar-refrigerado. E sim, poderia ter acontecido algo muito pior. Graças a Deus, não aconteceu, mas convenhamos, não foi um plantão muito bom. Ainda tinha esquecido de comentar do caminhão carregado com 8 toneladas de dinamite, com 18 Km de cordel e 500 Kg de detonadores que ficou retino na frente do posto. Motivo da retenção, a dinamite não pode ser transportada com esses produtos por causa da instabilidade e a alta possibilidade de explosão... Nunca quis tanto sair em uma ronda... rsrsssrsrsrsrsrs
Abraços e uma boa prova dia 18.
P.S. Em relação a escala vc não tá entendendo. Na 24X72 não tem mistério, vc trampa 24 horas e descansa 72. Já na outra escala, 12X24/12X48, é uma escala só e não duas. Quando vc trabalha de dia, vc trampa 12 horas e folga 24; já quando vc trampa à noite, vc trabalha 12 e folga 48. Sacou? Por exemplo: Vc tira plantão na 2ª feira de dia, das 7 às 19 horas, vc vai ter 24 horas para descansar, tendo que se apresentar na 3ª feira às 19 horas. Aí vc trampa das 19 horas de 3ª às 7 h de 4ª e vai ter 48 horas de folga, tendo que se apresentar às 7h da manhã de 6ª.
O problema dessa escala é que vc perde muito tempo da sua folga. Se vc não morar do lado do posto, vc perde tempo d+ no deslocamento. Se acontecer um BO e estiver acabando o teu plantão, já era vc vai ficar agarrado na delegacia e perder muitas horas de folga. Teve um exemplo disso no meu 2º plantão. Uns colegas apreenderam pescado irregular às 9 horas da manhã, o plantão terminava as 19 horas e os colegas só saíram do plantão às 2:30 da manhã... Imagina o estado dos caras no dia seguinte...
Cristiano,
ResponderExcluiros valores são esses mesmo. No caso do etilômetro, as concentrações são de 0,1 mg/l para se praticar a infração e 0,3 mg/l para o cometimento do crime. Destes valores, ainda é acrescida a margem de erro do aparelho. Não é muito grande, mas já vi nego se safar da multa por causa dela.
Abraços e sucesso pra vc tb...
P.S. Em relação aos equipamentos, só quando vc entrar é que vc vai ter uma real noção do que é a PRF. Quem tá de fora não tem idéia. E na PRF se aplica aquele ditado: “Nada é tão ruim que não se possa piorar.”
________________________________
KoglinRS,
obrigado pelo reconhecimento. Juro que tento fazer o melhor, dentro do possível e da razoabilidade dos recursos e das situações que se desenrolam. E vc pode ficar livre para comentar, eu só modero os comentários, porque às vezes vem uns comentários nada a ver. Estes são raros, mas existem.
Abração
________________________________
Pyrodancer,
quem tá vivo sempre aparece. Como que tá irmão? Espero que esteja papirando muito para adentrar na PRF. Dia 18 estarei torcendo muito por vc e por outros irmãos... Que Deus ilumine a todos vcs e que vcs façam o melhor CFP que já existiu.
Abraçasso manow.
________________________________
Edson,
sei exatamente quem te abordou e falou contigo. Tem uma galera muito empenhada no serviço, uns mais outros menos; mas no geral tá muito massa.
Fique tranquilo cara, estude, faça tua parte que tenho certeza que Deus na sua misericórdia infinita fará com que todos que sejam realmente merecedores sejam agraciados com o doce sabor da vitória e adentrem na gloriosa. Acreditem, por mais problemas que a PRF tenha, ainda é um excelente local para se trabalhar.
Abraços e boa sorte na prova.
________________________________
Odysseu,
mano por pior que seja o plantão, não tem um dia que eu não aborde o usuário com um sorriso no rosto. Acho que sou o único PRF no Brasil que é capaz de dar voz de prisão sorrindo pro mala. rsrsrsrsrsrsrs Mano, é bom demais...
Abração e tudo de bom
________________________________
Gilbert,
por mais que saia uma decisão do STJ condenando a recusa do teste. A gente precisa do aval da PRF para poder fazer isso. Infelizmente até o momento não temos essa liberdade. :-(
Não faço a mínima idéia de que ano é a L200, vou dar uma olhada e te falo. rsrsrsrsrs
Abração e sucesso
________________________________
Vorti,
como disse lá em cima, vcs excedentes serão muito bem-vindos. E se trouxerem a minha remoção então, serão eternamente abençoados... rsrsrsrsrsrsrsrssrs
Abração e bom CFP pra vc.