Começamos o dia como de costume com a ordem unida. Esta fora bem rápida e, logo, nos dirigimos para a sala para a instrução de socorrismo. A aula foi em parte teórica e em parte prática, foi demonstrado como efetuar o rolamento da vítima com uma quantidade varíavel de socorristas.
Após a explicação, fomos começar os treinamentos. Alguns alunos, inclusive eu, tentamos executar as técnicas, lateralizando a vítima, colocando ela na maca, como levantar a maca e deslocar a vítima sem causar mais danos à vítima.
Depois de alguns treinos, 2 dos 3 instrutores da disciplina saíram da sala, chamando os alunos em quartetos para uma oficina de socorro. Cada grupo foi saíndo para a oficina, e relatarei como foi a minha.
Assim que fomos chamados, fomos os quatro para fora da sala e o instrutor deu a seguinte situação para nós. "Vocês receberam uma ligação em que afirmaram ter ocorrido um assalto a um banco, onde uma pessoa tinha sido baleada e que essa vítima era possivelmente um PRF." Pegamos o material de socorro e os simulacros das pistolas e nos deslocamos até o local onde "ocorreu" a situação. (Vestiário das turmas Alfa e Bravo)
Chegando ao local, visualizamos da porta a vítima (um dos colegas) deitado no chão e usando um capacete. Um dos colegas e eu entramos no vestiário para fazer a segurança do local, bem ao tipo do tropa de elite, "fatiou, passou". O colega mal entrou atrás de mim e gritou: "limpo!!!". Fiquei muito desconfiado, pois os armários estavam em posições diversas do normal, parecendo um labirinto. Então, como estava desconfiado, continuei mirando entre 2 dos armários que estavam mais a esquerda fazendo tipo uma porta. Neste momento, um dos instrutores apareceu entre os armários com um simulacro em punho. Como estava completamente na mira, só gritei: "Pow!!! Morreu!!!". O instrutor colocou o simulacro em uma mesa e disse: "Estou fora, morri." Enquanto isso, o mesmo colega que afirmou anteriormente que o ambiente estava limpo, localizara outro instrutor atrás de outro armário e o mandou sair do local. O instrutor obedeceu e cumprira exatamente o que o colega ordenou, realizando corretamente o procedimento.
Fiquei muito contente com a atuação da equipe, pois, apesar de no começo o colega ter falado que o ambiente estava limpo, ninguém morreu na nossa oficina.
Após o ambiente estar realmente limpo, voltamos a nossa atenção ao atendimento à vítima, e fizemos os procedimentos, pelo menos tentamos. Um dos instrutores estava fazendo o papel do irmão da vítima e tentava nos distrair de todo jeito. Falava que estávamos fazendo errado, que queria ajudar, queria saber como estava o "irmão", o que tinha ocorrido, etc.
Uma determinada hora, fiquei irritado com o instrutor "irmão" e falei para ele se retirar do local e deixar os colegas realizarem o atendimento à vítima. No processo de retirada do instrutor, um dos armários quase caiu no chão. Sorte que consegui pegar o armário no meio do caminho e ele não chegou a cair.
O atendimento em si foi bem precário, como eram 4 pessoas para fazer o atendimento, fiquei um pouco sem ter o que fazer. Na hora de deslocar a vítima fiquei um pouco atrapalhado... está bem... confesso que fiquei muito atrapalhado. Ainda bem que o colega não chegou a cair da maca.
Depois do término da oficina, fiquei treinando as técnicas de socorrismo com os colegas que já tinham feito a oficina e com os que ainda iriam fazê-la. Deu para praticar bastante, também deu para notar que não levo muito jeito para fazer curativos e este tipo de coisa. Acho que sou muito grosso para este tipo de coisa. Espero melhorar neste quesito até o término do curso.
Como última instrução da parte da manhã, tivemos uma aula teórica e bem demorada de direito administrativo. Mal posso esperar para que essas aulas teóricas acabem. Sinceramente, acho que já deveriam ter acabado. O departamento está dando muito ênfase nessas aulas, sendo que na pratica iremos utilizar muito pouco este tipo de coisa. Eu utilizo mais essas aulas para poder atualizar o diário, já que caso preste atenção na instrução, irei torar junto com o resto da turma.
Na parte da tarde, a primeira instrução foi a de legislação de trânsito. A aula corria tranquilamente, inclusive cheguei a torar em alguns momentos, até a hora em que surgiu o assunto do etilômetro e se o usuário seria obrigado a soprar o aparelho ou não. Os instrutores tentando arranjar embasamentos legais para que o infrator fosse obrigado a fazê-lo e alguns dos alunos mais "teóricos" afirmavam que uma pessoa com um pouco mais de conhecimento nunca sopraria o aparelho, pois invocariam aquele princípio jurídiico de que "ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo". A partir daí a aula se tornou uma confusão, a divergência imperava na sala. Um fato que achei interessante é que apesar de só termos 1/3 do CFP passado, vemos já a divisão entre uma galera mais operacional e uma mais teórica, e tudo isso antes de sermos PRFs. Não havendo muito consenso, enquanto um dos instrutores argumentava, o outro se aproximou da galera que estava mais perto e disse: "Galera, não levem isso aqui ao pé-da-letra. Teoria é uma coisa, e a pratica é outra. Não vamos nos aborrecer e nem arrumar problemas. Se o cara estiver muito bêbado, a gente dá a multa, apreende o veículo e libera o cara." Logo após essa tumultuada instrução, fomos trocar de roupa e seguimos para a instrução de ed. física.
Já devidamente vestido com o uniforme de ed. física, entramos em forma e fizemos um breve aquecimento e alongamento. Fomos, novamente, correndo até o quartel. Durante a corrida, o instrutor puxou um split nos últimos 200 metros e alguns alunos ficaram para trás, infelizmente estava neste grupo de retardatários.
Chegando no quartel, aferimos a frequência cardíaca. A minha, como sempre, estava acima da zona alvo. Realizamos um circuito que fizemos algumas semanas atrás. Na primeira volta no circuito, fiquei com uma colega como parceira para revesar nos exercícios. Alguns dos exercícios, eu acabava fazendo por ela. Por exemplo, quando a colega fazia o supino, eu ajudava ela e fazia uma remada em pé muito doida. Estou sentindo muita dificuldade em alguns exercícios (pernas e abdominais) e muita facilidade em outros (Peitoral, barra e rosca bíceps). Após duas voltas no circuito, voltamos correndo para o Cesuc.
De volta ao CT, fizemos um alongamento e relaxamento para finalizar a instrução. Na sequência, tivemos uma breve ordem unida, sendo liberados em seguida. Depois da liberação, alguns alunos aproveitaram para ficar treinando com as armas longas na quadra coberta. Queria muito ter ficado, mas estava ancioso por saber alguma novidade dobre a minha mudança e fui embora para minha casa.
P.S. A colega que fez a primeira volta no circuito comigo reclamou com o instrutor que estava meio pucado os exercícios nas instruções de ed. física. O instrutor falou que iria repassar as reclamações para a orientação e esta por sua vez iria repassar para Brasília e que ela deveria aguardar para ver o que iria acontecer. O instrutor chegou até a comentar que um dos alunos havia pedido hoje para sair do curso por causa do ritmo do CFP.
Grande e futuro chefe...
ResponderExcluirNossa este posto foi completo hein,não é a toa que demora para escreve-los e vc ainda fala em esperar que esteja tendo valia...com certeza esta sim.OBRIGADO!
Quanto a este post um comentário:um dos motivos que eu tenho para ser PRF acredite,mas além de combater o crime,é atender acidentes.Aqui no meu trabalho faço sempre reciclagens e simulações,só que voltado para o que possamos encontrar na nossa área e pelo post percebi nitidamente que o treinamento é a proximidade da realidade do dia a dia do PRF(claro),por exemplo,achei muito interessante esse detalhe do instrutor fazer o papel de irmão da vítima e encher o saco,isso aqui pra mim não é realidade,pois amigos ou parentes de vítimas ficam mais na boa.Enfim,vou ser PRF e não tenho receio das atribuições,sei que serei melhor em umas e pior em outras,mas me dedicarei.Pra terminar,essa de Leg.Trânsito,eu tb já aprendi só de ler seu post,pois impera mesmo sempre essa dúvida sobre os procedimentos jurídicos e medidas adm,mas o básico deverá ser feito.
PS:(vc segurou o armário pq tem esse tamanho todo,imagina se sou eu...haha)
Abraço brow e sempre é valioso vir aqui...
Owl Road