quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A volta dos que não foram e a nova escala...

Após 1 mês se deslocando mais de 160 km para trabalhar, voltamos ao posto que fica mais perto da cidade. Contudo, nesse regresso a este posto nem tudo são flores, pois uma nova escala foi implantada: a escala 12X24/12X72. Assim, nessa escala, o PRF trabalha 12 horas diurnas e folga 24 horas e depois trabalha 12 horas noturnas folgando 72 horas. Assim, como a imensa maioria dos PRFs sou completamente contra essa escala. Enfim, vamos aos relatos...

Cheguei ao posto como o primeiro dos novinhos. Revi e cumprimentei o antigo que estava conosco em setembro nesse mesmo posto, e me debrussei sobre o maldito livro preto. A equipe chegou me cumprimentou e eu fui falar com os colegas a cerca da nova escala, pois havia sido conbinado um movimento multa quase ZERO para que regressasse a escala anterior. Quando comecei a falar com um dos colegas, o colega Xícara virou e disse: "Acho melhor conversar com o chefe antes de fazer qualquer coisa; sou contra o movimento." Virou as costas e começou a andar em direção a BR. Pronto, estava criada a discórdia. Metade da equipe ficou com multa zero, enquanto a outra metade começou a autuar tocando o terror. Confesso que fiquei chateado com esse colega, não tanto por ele ser contra o movimento e sim da forma como ele falou. Afinal, ele ter me interrompido, falado o que quis, e virado as costas não dando a mínima bola para o que eu tava falando, não foi nada legal.

Passei a maior parte da manhã ali com a cara enfiada no livro. Mesmo que quisesse não poderia fazer muita coisa. E checa os documentos emitidos, checa o armamento, checa os veículos do pátio, checa os HTs, checa os EDAs, as lanternas, as impressoras, as munições, e relata as inúmeras alterações observadas pelos motoristas da equipe. Enquanto eu estava checando tudo isso e relatando no livro, o colega Xícara veio até mim e disse:

Xícara: "Cara, quando vc acabar aí, a gente vai ali que faço tua segurança pra vc abordar."
NW: "Não mano, to de boa aqui. Precisa não, vai lá fazer teu serviço."
Xícara: "Então tá bom, é que eu fazia isso antes pro shortinho."
NW: "É cara, mas pra mim não precisa. Vou ficar aqui agarrado de boa."

Acho que o colega quis se redimir comigo, pois ficou óbvio e evidente que eu não tinha gostado da atitude dele. Infelizmente, me perdoem aqueles mais iluminados e abençoados por Deus, mas no momento não quis nem olhar para a cara do colega. E o clima chato continuou durante todo o dia. Quando finalmente consegui largar o livro preto, fui com um colega pegar os garrafões d'água lá na casa do caixa prego. Coitado dele, deve ter ficado de saco cheio de tanto que fui reclamando de ser chefe de posto e dessa escala. Depois que retornamos ao posto e fomos almoçar com um outro colega. No restaurante o assunto era o mesmo, a escala e o clima ruim na equipe. Depois de encher a barriga, voltamos, mais uma vez pro posto, e quem tava lá? O chefe... A conversa estava rolando solta, ele dizendo que não tinha pq a gente não fazer nada, que aí ele tb não iria fazer nada e tals... Que aquilo era uma experiência e blá blá blá... Que se a gente quisesse a escala voltaria e mais blá blá blá... Com isso a equipe se dissipou um para cada lado, uns saíram falando: "Então vou lá meter a caneta. hehehehehehe". Ficando só o chefe, o colega que foi buscar água e eu conversando. Olha o diálogo...


NW: Chefe, então quer dizer que a escala mês que vem já voltará a 24X72?
Chefe: Olha isso eu não posso garantir. Tem que ver como vão ficar as coisas. A produtividade de vcs... rsrsrsrsrsrsrsrsrs
Vende-se: Pô chefe, mas aí é que a produtividade vai cair. Afinal a gente não quer a escala.
Chefe: É tem que ver como vai ficar... rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

Graças a Deus, o nosso chefe de delegacia é muito gente boa. Com certeza ele deve ter recebido ordens do superintendente para impor essa escala com a finalidade de aumentar a produtividade. O nosso chefe como sabe muito bem como é a realidade na pista, deixou escapar o modus operandi para regressar a escala anterior. Depois que o chefe foi embora, reunimos com a equipe e resolvemos aderir à redução da produtividade. Mais tarde falamos com a outra equipe e ela tb tinha aderido ao movimento. Agora falta ver se todas as equipes farão o mesmo...

Mais tarde naquele dia, ficamos somente com 2 viaturas,pois uma foi para o conserto. Uma equipe com 4 PRFs subiu a BR para fazer uma ronda. O céu do MT estava com uma cor bem diferente do azul habitual, estava cinza chumbo. E viamos ao longe que estava chovendo mais para cima na BR. Deu mais ou menos uma meia-hora que a equipe havia saído toca o telefone. Adivinha... ACIDENTE. Foi comunicado que havia tido um capotamento na outra BR de circunscrição do posto. Pegamos a vtr que sobrou e fomos até o local. Aproximadamente uns 20 Km do posto, fomos os primeiros a chegar no local. Um carro havia capotado, provavelmente por ter aquaplanado na pista, saindo desta e caíndo no lote lideiro um barranco de mais ou menos 2 metros de altura. No local víamos muitas pessoas em pé sinalizando onde estava o veículo. Graças a Deus nenhuma vítima fatal, só uma senhora que havia se machucado mais e estava ainda dentro do carro. Orientamos ela a não se mexer, pois o corpo de bombeiros estava chegando ao local. Não deu nem 5 minutos os bombeiros chegaram ao local e socorreram a senhora, tirando-a do veículo e colocando-a na ambulância para encaminhá-la ao hospital mais próximo. Com isso e devido a chuva torrencial que caía, decidimos não coletar os dados na hora e voltamos para o posto para depois irmos até o hospital para aí sim coletar os dados.
Chegamos no posto completamente ensopados. Acho que nunca estive tão molhado em minha vida. Era coturno ensopado, a camisa e calça coladas no corpo, a arma então, nem quis pensar na hora na minha PT. O colega que havia ficado no posto, informou que havia tido um outro acidente na outra BR e que a equipe que estava lá já estava atendendo. Como a hora já estava um pouco avançada, pois faltava aproximadamente 1 hora para o término do plantão, fui de novo encarar o livro preto para ir fechando a produção do plantão. Deu nem 5 minutos no posto e toca o telefone, outro acidente na BR onde estavam os colegas. O restante dos colegas foram atendê-lo, enquanto eu fiquei sozinho no posto escrevendo no livro e aguardando o regresso dos colegas para fechá-lo definitivamente.
E o tempo passou, passou, passou... a outra equipe que vinha nos render chegou, e nada das 2 equipes regressarem da BR. Quando finalmente eles chegaram, já havia passado mais de 50 minutos do término do nosso plantão. E eu ainda tinha que acabar de lançar tudo no livro. Foram ainda mais ou menos 1 hora para acabar aquilo. Nunca havia demorando tanto para largar um serviço. Sei que imprevistos acontecem, mas o fator principal foi essa escala. Sinceramente ela não dá certo. Espero que os colegas entendam que a única forma de mudá-la é aderindo ao multa zero e tenham a convicção e a coragem de fazê-lo.

P.S. Ao chegar em casa, a minha arma estava grudada no coldre de tanta ferrugem. Fiquei manutenindo ela por pelo menos 1 hora, enquanto minha roupa estava sendo lavada para o próximo plantão. Afinal, só tenho 1 camisa cáqui, que eu mesmo comprei; pois o DPRF até agora não providenciou para a gente o uniforme completo, coletes balísticos e os carregadores extras. Tem colega que leva para o plantão o resto das munições em um saquinho.

14 comentários:

  1. Cara realente esse ultimo plantao nao foi dos melhores, e a respeito dos que não aderiram a multa zero são pessoas que aceitam tudo não tá nem ai pra nada talvez não tenha familia pra curtir na folga ou ate tenha mas prefira trabalhar pra não ficar brigando com a mulher ou talvez seja ba***** mesmo, mas é assim mesmo mas vai voltar logo, logo o outro plantão.
    tenho um amigo que é PRf aqui na minha cidade e fizeram tambem uma reinvidicação mais ou menos como essa e melhorou o plantao eles estao 48/144. ou seja 24/72 a mesma coisa mas essa de 12/24 e 12/72 não dá. abraços ate o nosso proximo plantão.rsrsrs.

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  2. NW, muito bom que você tenha passado e não esquecido que o pessoal de fora precisa principalmente de motivação pra continuar lutando pra chegar aí.
    Como tantos, gosto de ler seu blog, é legal ver como é de verdade e motiva.
    Qto ao plantão, minha dica também é que não seja imparcial, tenha sua posição e brigue (ñ literalmente claro rsrs) por ela.

    Abraço, até mais.

    Edú.

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  3. Grande NW que maravilha de relato. Plantão bucha esse, mas notamos que a PRF é meu sonho ainda, mas nem tudo é doce né, o bicho pega..

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  4. É Night,as coisas são muito imprevisiveis e o clima no ambiente de trabalho sempre tem algumas vezes que acontecem desacordo,mas ainda bem que no final todos estavam "juntos",pelo menos é o que parece.Espero em breve poder ler muito mais post,pois já sei agora que vou ter de voltar aos livros.....vamos lá continuar a caminhada....Valeu pela força.
    Abraço

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  5. NW, vou te falar uma coisa...
    esses posts longos são show!
    Só de ver alguns detalhes da rotina na PRF, é legal!!
    Mas é lamentável ver a falta de estrutura da PRF (rpz, vc nem devia falar que tá sem colete!).

    Outra coisa, não sei como é aí no Mato Grosso... mas aqui em Rio Branco, agora a época é chover muito em um dia e no outro chover mais ainda (pra vc ter idéia, começou a chover ontem no fim da tarde e só terminou no por volta de meio-dia).

    Tira uma dúvida: quem é o "chefe" do posto de delegacia?? Seria o Inspetor?

    P.S.: Tô em 160º. 3 pontos atrás do 126º, que é necessário para participar das outras fases.
    Dia 13, mais uma hora da verdade.
    Agora vou ser egoísta e ficar secando os demais candidatos... haha
    Abraço ae!

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  6. NW, que escala horrível hein?!?!?!?! Fica com dois dias mortos (12 horas de trabalho, 24 horas de descanso - que não dá para fazer nada - e mais 12 horas de trabalho)...phoda mesmo..principalmente para quem tem família, quem é pai...


    NW, se puder, define aí pra nós (pelo menos eu não sei), o que é este livro preto.

    Concurseiro Goiano.

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  7. Jmmouratos,

    o pior é que os caras tem família. Acontece que nego adentra na PRF de para-quedas, sem saber como que funciona ela por dentro. Eu acompanho a PRF desde 2003, sabe quando que alguma coisa mudou para melhor na base da conversa? NUNCA!!!!

    Agora é esperar e ver se o povo realmente se conscientizou ou não...

    Abração e tudo de bom
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    Edú,

    não esqueço nunca do povo que tá de fora. Sei como é sofrida e árdua a caminhada, uns entram logo, outros levam mais tempo. Agora te garanto uma coisa, a caminhada, apesar de longa, tem fim e aqueles que esperaram anos para entrar darão muito mais valor do que os PQDs de plantão. Para vc ver, da minha turma que entrou agora, já foram 2 embora por terem passado em outros concursos.

    Abração e que bom que o blog esteja te motivando.
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    BETOPF,

    infelizmente, como vc mesmo disse: "nem tudo é doce". às vezes a sopa é amarga, ams vc tem que tomar ela assim mesmo para não ficar com fome.

    Abração e fique com Deus
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    Owl Road,

    ser humano é muito complicado. Ontem mesmo estava falando com um colega que foi meu instrutor no CFP e ele tava reclamando que tem novinho que nem colete mais quer usar. É muito complicado, cara...

    Fica bolado nem triste com o lance do certame. Se duvidar essa b... ainda vai ser anulada e virá uma banca séria.

    Abração, tenha paciência e fé em Deus.

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  8. Acriano,

    que bom que tá gostando brow. Relativo a falta de infra-estrutura, acho que é de conhecimento público a mesma. Quanto ao colete, deixa eu te explicar. Alguns de nós ganhamos coletes, outros não; os que não ganharam estão usando uns coletes que ficam nos postos. Só que esses coletes já estão ficando muito surrados, devido ao uso intensivo. Imagina um colete que vive suado, a fedentina que tá. Para mim o pior é não ter os carregadores reserva e nem as capas de chuva.

    No MT agora parece que começou mesmo a época das chuvas. Está chovendo já há 3 dias. Tá fresquinho pacas e não tenho do que reclamar. Só da falta da minha capa de chuva.

    O chefe de delegacia geralmente é um inspetor. Já o chefe de posto, geralmente é um em cada mês.

    Cara ao mesmo tempo que vou torcer para vc entrar, tb torço para o certame ser anulado, pois se for fazer um balancete, ficou muito injusto. Tenho vários amigos, que se esforçam a anos para passar e que não foram pra frente devido a prova e seus critérios mínimos.

    Abração e to na torcida.
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    Concurseiro Goiano,

    escala horrível, vc captou bem o sentido da mesma. É muito complicado fazer alguma coisa nas 24 horas de folga. Eu pelo menos não consigo fazer quase nada...

    Vou tentar explicar um pouco da parte burocrática do posto. Em todo posto vc tem 1 chefe de posto, 1 chefe de equipe e pelo menos 1 motorista.

    O chefe de posto fica responsável por conferir todo o material do posto (documentos do posto, documentos da viatura, EDAs, etilômetros, lanternas, armamento, munições, carros apreendidos, etc) e lançá-los no livro de posto (que é preto0. Assim como as alterações no material, conferir os documentos emitidos pela equipe anterior, relatar a produtividade, os documentos emitidos pela sua equipe, etc, etc, etc...

    O chefe de equipe fica responsável por quem faz o que e onde. Ficando responsável por lançar no livro de equipe o que a equipe fez durante o plantão, se ocorreu alguma alteração, se alguém foi detido, as coisas apreendidas, etc...

    O motorista fica responsável por elaborar a parte diária das vtrs. Tem que ser colocado a kilometragem inicial, testar a vtr toda para ver se tá tudo funcionando, verificar óleo, água, combustível,e em cada deslocamento vc tem que citar na parte diária o horário e a kilometragem de saída e as de chegada.

    Os auxiliares, só auxiliam mesmo. Ficam mais livres e sem muita responsabilidade.

    Antes que me pergunte os chefes de posto e de equipe não ganham nada a mais para exercer essas funções. Só ganham mesmo é responsabilidade e dor-de-cabeça.

    Abração e tenha ciência, não quer mexer com papel faz concurso pro TRT. rsrsrsrsrsrsrsrsrs

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  9. E ai NW tenho acompanhado seu blog a um tempo, os relatos do dia dia me motiva cada vez mais, mesmo com todos os problemas...
    A cerca de um a PRF aqui de MG teve a escala alterada e o sindicato mobilizou greve geral e todos aderiram.Não deu outra no mes seguinte escala normal!!!
    Abraço
    Que Deus te proteja.

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  10. Cara, puta blog esse teu. Acabei de passar no PRF 2009 e tu tá me enchendo de orgulho (mais do que já tinha) do nosso trabalho.

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  11. Bruno Baeta,

    é eu to ligado brow. Sei que o sindicato entrou em greve e logo retornou a escala anterior, até citei isso para um colega de equipe, mas entre ele entender o que tem que ser feito e ter coragem para fazê-lo tem uma grande diferença...

    Abraçasso e TDB
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    Anônimo,

    não é querendo agourar nada não cara, mas não vai com muita sede ao pote não. Se o certame não for anulado, ainda tem a redação, a prova física, o exame médico e o psicodoido (no DEPEN o psico reprovou 40% da galera). Vc passando por isso tudo e tendo fibra no CFP, aí sim vc poderá se considerar um PRF.

    Dá uma olhada nos posts antigos na época do TAF que vc vai ver que muita gente boa foi eliminada.

    Mais uma vez, cuidado, não conte como certo, pq se algo der errado o tombo é muito mais alto...

    Abração e boa sorte

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  12. Grande NW ! Valeu cara, nesse post vc respondeu, na prática, a uma quetão que lancei no post anterior (sobre quem determina a escala de serviço). Agora, que vc já comentou em post passado meses atrás (quando vc recebeu a arma e alguns receberam na cx, outros já usada e só com um carregador, etc) parece que a situação ainda precisa melhorar para quem tá na pista... Abçs e força sempre !

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  13. NW, obrigado pela resposta.

    Percebe-se o ótimo blogueiro que você é. O respeito com os leitores e, principalmente, as respostas aos nossos questionamentos.

    Infelizmente não passei neste certame, porém, achei bastante produtiva a experiência.

    Eu trabalho aproximadamente 10 horas por dia e sobra apenas 2 ou 3para estudos (muito pouco para quem quer ser PRF) mesmo assim tirei uma nota boa (se eu tivesse feito para Goiás a minha redação seria corrigida, como fiz para o paraná fui eliminado).

    Aqui em Goiânia tivemos concurso para Agente Municipal de Trânsito, no qual eu passei e estou apenas esperando ser chamado. Consegui passar neste da AMT pelo conhecimento adquirido nos estudo para PRF. Logo, logo estarei trabalho apenas 6 horas por dia e medicando 7 ou 8 horas de estudo pra PRF....No próximo, com fé em Deus, estarei dentro.

    Concurseiro Goiano.

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  14. O que NW falou é pura verdade !!! Concurso como o da PRF não dá para vc ficar animado só por ter passado na prova objetiva. A caminhada é longa até vc poder ser considerado um PRF.

    Cada fase é uma batalha, com certeza devemos comemorar a vitória que obtivemos em cada batalha, mas sempre com os pés no chão... Sabendo que a jornada é longa e que vc não pode tropeçar.

    E novamente parabéns NW, mais uma postagem excelente a sua.

    Até a próxima.

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Obrigado