quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Enfim, o TAF...

Hoje, após inúmeros treinamentos, ocorreu o TAF. Vamos aos relatos...

Ao chegar a UFMT, recebi o primeiro conselho do pombo (cara que tá dividindo o quarto comigo): "Mano, tome cuidado com o salto, tem gente queimando a largada e já tiveram 3 reprovações". Sinceramente não esperava isso, e fiquei mais preocupado do quê nunca. Como alguém poderia estar dando esse mole??? Logo eu descobriria...

Esperando dar a hora do meu TAF encontrei um rapaz que já tinha feito o TAF sentado na sombra perto do local onde a gente tinha que se apresentar., querendo obter mais informações sobre o TAF tentei puxar conversa.

Eu: "Opa, e aí rapaz já fez o TAF?"
Candidato X: "Fiz sim mano."
Eu: "E aí foi tranquilo? Passou?"
Candidato X: "Passei não mano..."
Eu: "Ahhhh para de zueira mano. Fala sério!!!" - Neste momento eu ainda achava que era brincadeira...
Candidato X: "Estou falando sério, mano. Eu reprovei sim."- Nesta hora eu não sabia o quê fazer com a minha cara...
Eu: "Em que que você reprovou mano???"
Candidato X: "Na barra, não consegui fazer."
Eu: "Pô que pena... Fica triste não mano, o nacional vem aí."
Candidato X: "É pode crer."- Agora ficou aquele silêncio incômodo que vc não sabe como quebrar...
Eu: "Ehhhhhh, véio vou ali dar o meu atestado para fazer o TAF, tá chegando a minha vez."
Candidato X: "Vai lá, boa sorte..."
Eu: "Valeu!!"

Completamente sem-graça me encaminhei para a fila que se formara para entregar o atestado. O grupo se apresentava para uma pequena comissão, que averiguava a sua identidade e analisava o seu atestado médico. Quase entrei em pânico por causa da senhora que estava analisando o meu atestado médico, pois esta começou a balançar a cabeça negativamente. A sensação que tive foi de minha alma saindo do corpo, para no final eu perguntar: "Tem algum problema, senhora?" e ela me responder: "Não meu filho, está tudo certo." devolvendo-me em seguida o atestado. Até agora não entendi por quê raios estava balançando a cabeça. Será que faz parte do exame médico para ver se vc não enfarta ou do psicotécnico para ver se vc não surta????

Após essa conferência, vc era encaminhado a uma pequena sala e sentava em umas cadeiras onde vc era identificado com uma plaquinha que continha um número, o meu número era 005, que era fixada na sua blusa por meio de alfinetes. Vc ainda tinha que transcrever aquela frase da prova objetiva para uma folha e assinar 3 vezes. O grupo que inicialmente era composto de 13 pessoas, somente possuía 9 pessoas, 4 faltosos em um grupo de 13, realmente muita coisa. Grupo reunido hora do TAF!!!


Na hora da barra, aquela tensão... Estou fazendo certo??? Passando o queixo??? Balançando muito as pernas???

Antes de começar perguntei ao fiscal: "Se as pernas balançarem um pouquinho, pouca coisa, sem influênciar na subida, serei prejudicado?" Aí veio o alívio com a resposta do fiscal: "Amigo, faça do jeito que vc quiser, desde que passe o queixo da barra e estique os braços no final."

Com esse alívio, fiz as 6 barras exigidas e parei em baixo, e perguntei ao fiscal: "Tá bom ou faço mais???" Ele me reponde: "Se vc quiser fazer mais, pode..." Acabei fazendo mais 2 para ficar mais tranquilo, completando 8 barras no total e ao final falei: "Pronto, 2 a mais, fica pro gasto." Todos do meu grupo conseguiram a nota máxima e fomos mais confiantes para a próxima etapa.

Próxima etapa, salto... O grupo foi encaminhado para um galpão de ginástica olímpica, onde seria realizada a prova do salto horizontal. Chegando ao local, entendi o porquê de tantas reprovações, as medições estavam fixadas em um tatame que deslizava quando o indivíduo pulava. Fiquei com um pouco de medo, motivado pelo meu peso. Contudo, ao pular dei uma distância boa da linha inicial, +/- uns 10 cm e pulei + de 1.90 e menos de 2 metros... Alcançando, assim, 4 pontos, sendo que só precisava de 2 pontos. Foi até relativamente tranquilo. Todos do meu grupo também passaram por essa etapa, uns pularam mais outros menos, mas todos alcançaram a pontuação mínima.

A prova de natação foi a mais tranquila, muito fácil, sem muita preocupação. Correu tudo as 1000 maravilhas, até o momento em que eu fui trocar de roupa e vi que havia entrado água em meu relógio. Perguntei: "E agora??? Como vou fazer para controlar o tempo para a prova da corrida???"

Ao voltar para a pista de atletismo, resolvi pedir um relógio emprestado para poder cronometrar o meu tempo.

O primeiro rapaz a quem pedi o relógio se recusou, dizendo que estava indo embora naquele exato momento. Mesmo sabendo que foi por pura má vontade e com o intuito de me prejudicar eu agradeci e desejei boa sorte pra ele na hora do TAF dele.

O segundo rapaz, se dispôs a me ajudar,muito a contragosto, mas ainda assim toda ajuda é bem vinda. Contudo, o relógio dele era analógico que não é muito bom pra esse tipo de coisa. Agradeci e falei que ia pedir pra outra pessoa, mas caso não conseguisse nenhum relógio correria com o dele que era melhor do que nada...

O terceiro rapaz, muito solícito em me ajudar além de me emprestar o relógio, ainda colocou o cronometro no regressivo. Véio, nem sei o teu nome, mas agradeço de coração por ter me emprestado o relógio. Muito obrigado.

A corrida foi uma prova muito cansativa, não só pelo esforço em si, mas também pelo clima da cidade e o horário em que ela começou. A corrida começou ao meio-dia e 5 minutos e estava aquele sol maravilhoso sobre as nossas cabeças. O xará que encontrei no aeroporto em bsb, ficou preocupado, pois eu corria menos que a galera e parou 2 vezes para me incentivar, apesar de estar correndo +/- igual aos meus treinamentos no Bosque da Barra. Valeu mesmo xará pela força. Acabei a corrida fazendo 2.235 metros. Alcançando 2.5 pontos.

Por fim, veio o anti-dopping. Essa com certeza foi a pior parte do TAF. Mais de 1 hora depois e 4 litros d'água para fazer alguns mls de urina... Ainda bem que não fui só eu que estava com essa dificuldade, tinha uns 4 cabras lá no banheiro tentando... Quero agradecer ao meu outro xará que encheu a garrafa de 1.5 l de água 2 vezes...

No fim, tudo certo, 11.5 pontos alcançados, FIC na mão é hora de voltar para o hotel... Obrigado meu Deus...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estejam a vontade para comentar. Quanto mais comentários o blog tiver, mais rico de informações ele fica...

Obrigado